Quase sempre as pessoas esperam que alguém que tenha uma grave deficiência seja uma criatura inativa, talvez furiosa, introvertida, excessivamente tímida ou quieta. Gosto de surpreendê-las mostrando que levo uma vida aventureira e cheia de realizações.
Entre as centenas de comentários a respeito desse vídeo, eis um que é típico: “Ver que um cara como você é tão feliz me faz parar para pensar por que às vezes sinto pena de mim mesmo… sinto que não sou muito bonito nem muito engraçado, ou sei lá. Como posso ter pensamentos desse tipo quando esse rapaz não tem braços nem pernas e ainda assim é feliz!?”
Ouço sempre a mesma pergunta:
— Nick, como você pode ser tão feliz? Talvez você lide com suas próprias adversidades, então vou dar uma resposta curta e grossa, logo de cara.
Encontrei a felicidade quando entendi que, por mais imperfeito que eu seja, sou o perfeito Nick Vujicic. Sou uma obra de Deus, criado de acordo com o plano que Ele designou para mim. Isso não é o mesmo que dizer que não há espaço para aperfeiçoamento. Sempre tento melhorar, para que, assim, possa servir melhor a Ele e ao mundo!
Acredito do fundo do coração que a minha vida não tem limites. Quero que sinta a mesma coisa em relação à sua vida, quaisquer que sejam seus problemas. Agora que iniciamos a nossa jornada juntos, por favor, reserve alguns minutos para pensar nas limitações que você mesmo impôs à sua vida, ou que permitiu que outras pessoas impusessem. Agora pense em como seria se você se visse livre dessas limitações. Como seria a sua vida se tudo fosse possível?
Oficialmente sou deficiente, mas na realidade a ausência de braços e pernas me deixou bastante eficiente. Meus problemas físicos me propiciaram incríveis oportunidades de conhecer pessoas necessitadas e entrar na vida delas! Então, imagine só o que você pode fazer!
Muitas vezes acabamos nos convencendo de que não somos suficientemente bonitos ou não somos inteligentes o bastante. Acreditamos no que os outros dizem sobre nós, ou impomos restrições à própria existência. O pior é que, quando você se considera indigno, cria obstáculos ao que Deus poderia fazer por meio de você!
Quando você desiste de seus sonhos, coloca Deus dentro de uma caixa. Afinal, você é criação Dele. Ele o criou por um motivo, com um propósito. Portanto, sua vida não pode ser limitada, assim como é impossível refrear o amor de Deus.
Tenho a chance de escolher. Você tem a chance de escolher. Podemos optar por ser indivíduos que dão importância apenas às decepções e insistem em enfatizar as falhas e deficiências. Podemos decidir ser pessoas amargas, raivosas ou tristes. Ou, ao contrário, quando tivermos de encarar períodos difíceis e lidar com pessoas daninhas, podemos optar por aprender com a experiência e seguir em frente, assumindo a responsabilidade por nossa própria felicidade.
Por ser filho de Deus, você é bonito e precioso, e vale mais do que todos os diamantes do mundo. Somos perfeitamente adequados para cumprirmos nossos propósitos! Mesmo assim, nosso objetivo deve ser sempre o de nos tornarmos ainda melhores, forçando nossos limites, ampliando horizontes, sonhando alto. Ao longo do caminho são necessários ajustes, porque a vida nem sempre é um mar de rosas, mas sempre vale a pena ser vivida. Estou aqui para dizer que, sejam quais forem as circunstâncias, enquanto você estiver respirando, tem uma contribuição a dar.
Referência:
Uma vida sem limites:
Nick Vujicic